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Sistema de Rádio Digital TETRA

Garantia de qualidade, eficiência e confiabilidade em um dos sistemas trunking digital de rádio mais avançados do mundo

Sistema TETRAA exigência dos organismos de serviços públicos, transportes e segurança pública de responderem mais rapidamente a possíveis incidentes, de forma a não possibilitar falhas, condicionou o desenvolvimento de sistemas de telecomunicação avançados, direcionados especificamente para esse fim. O Sistema trunking digital TETRA, tem sido utilizado, principalmente na Europa, com bastante sucesso, aliando confiabilidade e eficiência nas transmissões de comunicação. Desta forma, o sistema de rádio digital TETRA tem demonstrado uma melhoria da rapidez nos processos de trabalho, um aumento da eficiência das tarefas administrativas e uma resposta mais rápida em qualquer tipo de eventualidade. Uma das características mais marcantes da norma TETRA é que esta possui um protocolo aberto e embora defina as interfaces essenciais, não define o modo de operação do sistema, o que permite a cada fornecedor implementar sistemas próprios. Veja algumas das principais vantagens da Norma TETRA:

  • A tecnologia digital garante uma qualidade de voz constante, ao contrário dos sistemas analógicos em que esta diminui à medida que é reduzida a intensidade do sinal. A tecnologia TDMA oferece uma utilização de espectro eficaz, uma vez que cada portadora rádio é dividida em quatro Time Slots.
  • Adicionalmente o tráfego de voz e dados pode ser transportado simultaneamente.
  • A existência de uma interface específica definida permite a utilização no sistema de equipamento terminal de vários fornecedores. Esses terminais poderão inclusive comunicar entre si através da utilização do Modo Direto (DMO) caso seja necessário. 

Sistema Dimetra da MotorolaExpandir/Recolher

Sistema Dimetra da MotorolaOs vários fornecedores TETRA implementaram sistemas diferentes com arquiteturas diferentes, pelo que podem existir diferenças significativas na implementação, vantagens e desempenho. A Motorola é uma das principais empresas no segmento de telecomunicações com grande prestigio e destaque no setor. Na Kofre que é distribuidor de sistema TETRA, trabalhamos em parceria com Motorola e disponibilizamos o sistema Dimetra, especialmente desenvolvida pela empresa para operar junto ao moderno sistema TETRA. Falaremos, a partir deste momento das vantagens e benefícios do sistema Dimetra IP, mostrando seus principais serviços.

Principais serviços do sistema Dimetra IPExpandir/Recolher

Serviços de Voz
Os organismos e organizações de utilidade pública, segurança pública e transportes, têm de ser capazes de trabalhar em equipas interfuncionais, de responder rapidamente a emergências e de se adaptarem às constantes mudanças ocorridas no terreno. A eficácia deste processo, a velocidade de resposta e a coordenação do incidente são extremamente melhoradas através das comunicações de voz do Dimetra IP.

Serviços e Aplicações de Dados
Dimetra IP proporciona uma solução IP eficaz e integrada de transporte de voz e dados; os usuários deixarão de ter de passar por um controlador para acederem a informações críticas. O processo pode ser simplificado através de uma vasta gama de aplicações de dados que foram especialmente desenvolvidas para os serviços de utilidade pública. Estas aplicações incluem serviços de mensagens, transferência de ficheiros, consulta a bases de dados, AVL e navegação na Web. A Motorola detém uma posição privilegiada para fornecer soluções completas totalmente integradas.

Serviços de Controle Integrados
Qualquer que seja a função do sistema a implementar, uma posição fundamental é a da posição de controle para fornecer suporte de liderança e gestão ao pessoal no terreno. As soluções da Motorola derivam de uma experiência sem par em sistemas de rádio móvel privados.

Serviços de Rede
Os serviços de rede fornecidos pela Dimetra IP garantem que os usuários tiram o máximo partido da rede, incluindo opções de resiliência, vários serviços de dados e serviços de registo melhorados.

Serviços de Gestão de Redes
Os serviços de gestão de rede garantem que a rede é controlada de modo eficaz e económico, através da metodologia de FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance and Security Mgt,), bem como de software padrão da indústria

Serviços de Segurança
Para garantir comunicações seguras, o padrão TETRA foi concebido para incorporar várias funcionalidades importantes. Esta secção foi concebida para evidenciar as potenciais ameaças, contramedidas e a implementação destas medidas no Dimetra IP.

Suporte para Aplicações de Terceiros
Através da disponibilização dos serviços de voz e dados do Dimetra IP é possível suportar o desenvolvimento aplicacional efetuado por terceiros. Essa disponibilidade é concretizada através do "Application Partner Program", que proporciona uma certificação formal de aplicações específicas desenvolvidas por terceiros. Este programa dá aos nossos clientes a confiança de que as aplicações adquiridas são robustas e adequadas à finalidade a que se destinam.

Terminais Rádio
A Motorola compreende a importância de possuir uma extensa gama de terminais, proporcionando soluções personalizadas para organizações diferentes.

Arquitetura do Dimetra IPExpandir/Recolher

O Dimetra IP baseia-se num backbone IP com funcionalidade distribuída. A arquitetura distribuída da solução permite que, tal como na Internet, caso algum caminho não esteja disponível em determinada altura, os pacotes IP sejam reencaminhados por percursos alternativos existente na estrutura da rede.

A Infraestrutura de Comutação e Gestão (SwMI, Switching and Management Infrastructure) do Dimetra IP está organizada em MSO’s (Mobile Switching Office). Isto significa que as funções de comutação estão distribuídas por vários sites.
 
No sistema Dimetra IP, as chamadas de grupo ao nível do sistema podem ser estabelecidas em menos de 500ms. De notar que a utilização de uma arquitetura em cadeia facilita o desenho de um sistema que pode estabelecer chamadas de grupo numa variedade de sites na rede, sem as restrições frequentemente impostas por arquiteturas hierárquicas em que chamadas de grupo entre sites ligadas a diferentes centros não são possíveis.

Componentes do Dimetra IPExpandir/Recolher

O Dimetra IP é composta pelo seguinte equipamento:

MSO (Mobile Switching Office)
Os componentes do sistema são agrupados em entidades de comutação chamadas Zonas. Estas localizam-se num ou mais MSO’s. Um MSO é uma localização que foi especificamente concebida para alojar equipamento de telecomunicações e que está equipada com equipamento adequado de condicionamento ambiental. Cada MSO contém os componentes para uma ou mais zonas. No caso de múltiplas zonas estarem co-localizadas no mesmo MSO, alguns dos componentes de rede IP podem ser partilhados entre zonas.

Centros de Comando
São locais onde operam os usuários fixos do sistema (controladores e gestores de rede). Um centro de comando pode ter apenas Consoles de Despacho (DCs), apenas Terminais de Gestão de Rede (NMTs), ou vários DCs e NMTs. O Terminal de Gestão de Rede (NMT) é um Computador Pessoal (PC) com o sistema operativo Windows. Os Gestores de Rede utilizam o NMT para acederem às várias aplicações de gestão de rede da Motorola. As aplicações cliente são executadas no PC e acedem aos dados armazenados nas bases de dados dos vários servidores de gestão de rede localizados no MSO.

Sites RF
Tratam-se de sites distribuídos pela área de cobertura do sistema rádio em locais adequados para o fornecimento de uma boa cobertura. É aí que se encontram as EBTS’s ou as MBTS’s.

Serviços de VozExpandir/Recolher

Os organismos e organizações de segurança e utilidade pública têm de ser capazes de trabalhar em equipas interfuncionais, de responder rapidamente a emergências e de se adaptarem às constantes mudanças ocorridas no terreno. A eficácia da tomada de decisões e da coordenação da resposta ao incidente/tarefa, bem como a velocidade e a eficiência da mobilização dos recursos responsáveis pela conclusão das atividades em cada fase, estão dependentes do sistema de comunicações.

Uma das principais vantagens dum sistema de trunking sobre um sistema móvel comercial são as funcionalidades e serviços inerentes. Os sistemas de trunking de rádio disponibilizam aos usuários a flexibilidade de personalizarem o sistema de modo a que este se adapte às suas práticas de trabalho, bem como a capacidade de desenvolvimento de práticas de trabalho destinadas a tirar partido das funcionalidades disponibilizadas. Os sistemas trunking de rádio proporcionam um tempo de acesso muito mais rápido e permitem que os grupos de usuários comuniquem numa base bem informada, frequentemente coordenados por um ou mais operadores de controle.

O sistema Dimetra da Motorola permite que estas chamadas de grupo sejam efetuadas através de múltiplos sites, ao nível do sistema, suportando simultaneamente chamadas privadas entre indivíduos, chamadas para a rede telefónica pública e chamadas de dados. Através do serviço de voz é possível organizar sua equipe de trabalho de variadas maneiras e usufruir das vantagens que oferecem um sistema de telecomunicação.

Organização dos GruposExpandir/Recolher

Grupos de Conversação
Os usuários de rádio estão organizados em grupos de conversação; por ex.: a divisão de manutenção de um departamento de obras públicas ou controle de tráfego de um organismo policial. Quando um usuário coloca uma chamada de grupo, todos os outros usuários desse grupo podem escutá-la, mas nenhum usuário externo ao grupo irá recebê-la a menos que tal seja requerido. Outra vantagem dos grupos de conversação é que os usuários de rádio só necessitam de dedicar tempo a conversar e a escutar os usuários do seu próprio grupo. Comparativamente, um usuário de um sistema convencional tem de escutar todas as comunicações e decidir se estas se aplicam a ele, o que o torna ineficaz em situações de emergência.

Multigrupos
Um multigrupo é composto por vários grupos de conversação. O gestor de rede pode configurar o sistema com multigrupos. Os multigrupos são utilizados no sistema para chamadas de anúncio. Quando é efetuada uma chamada de anúncio, todos os usuários existentes num grupo de conversação que estejam incluídos na lista do multigrupo irão receber essa chamada. O gestor de rede pode configurar o funcionamento de cada multigrupo de modo a que o estabelecimento de chamadas de anúncio aguarde a conclusão de qualquer transmissão existente ou interrompa imediatamente todas as chamadas.

Monitorização de Grupos de Conversação
O Motorola Dimetra IP permite que cada Estação Móvel (MS) efetue a monitorização de outros grupos de conversação selecionados, para além do funcionamento normal no próprio grupo de conversação. A monitorização pode ser ativada ou desativada pelo usuário; cada MS pode ser programada com um máximo de 20 listas, cada uma com um máximo de 20 grupos de conversação.

Monitorização de Grupos Prioritários
O gestor de rede pode marcar grupos de conversação adequados como sendo de alta prioridade. Consequentemente, se uma MS tiver a Monitorização de Grupos Prioritários ativada, irá detectar uma chamada prioritária mesmo se já estiver a participar numa chamada de grupo. A MS junta-se à nova chamada se esta tiver uma prioridade superior à da chamada existente.

Entrada Tardia
Alguns membros do grupo de conversação podem não conseguir entrar numa chamada de grupo a partir do início, provavelmente porque tenham acabado de ligar a MS ou de selecionar um novo grupo. Durante uma chamada de grupo, um sinal de entrada tardia é enviado periodicamente no canal de controle principal. Uma MS do grupo de conversação que tenha perdido o estabelecimento inicial da chamada, detecta o sinal de entrada tardia e é direcionada para o canal de tráfego adequado. Isto permite que os membros de um grupo de conversação participem numa chamada que já esteja em curso.

 

Tipos de ChamadaExpandir/Recolher

Chamada de Grupo
Uma chamada de grupo é um serviço de área alargada de uma origem e múltiplos destinos, que permite que os vários participantes da chamada estejam geograficamente distribuídos por vários sites. O Motorola Dimetra IP fornece uma comutação eficaz um-para-muitos, com uma reconfiguração muito rápida à medida que os usuários móveis se deslocam entre estações base. Quando uma MS inicia uma chamada de grupo, o sistema atribui um canal de tráfego a cada site onde existem membros do mesmo grupo de chamadas. Deste modo, muitos usuários irão receber uma chamada através de um canal de tráfego.

Chamada de Anúncio
O Dimetra IP fornece uma valiosa extensão ao serviço de chamada de grupo, permitindo o estabelecimento de chamadas de anúncio para múltiplos grupos de conversação. Estes grupos são denominados multigrupos. O estabelecimento de uma chamada de anúncio para multigrupos é semelhante ao envio simultâneo de uma chamada de grupo para múltiplos grupos de conversação. A operação da funcionalidade de chamada de anúncio é altamente configurável pelo gestor de rede; isto garante que corresponde a uma vasta gama de requisitos operacionais.

Chamada de Emergência
O Dimetra IP oferece um pacote integrado de funcionalidades para operação de emergência, incluindo o tratamento especial de chamadas de emergência, um alarme automático e funcionalidades especiais na Console de Despacho.

Chamada Individual
O Dimetra IP suporta comunicações individuais privadas entre duas MS’s ou entre uma Console de Despacho e uma MS. Durante uma chamada individual, a comunicação só será escutada pelas duas partes envolvidas. O gestor de rede pode selecionar quais os usuários que podem receber e efetuar chamadas individuais.

Chamada de Interligação Telefónica
A solução Dimetra IP pode inclui um gateway para permitir ligações entre uma MS e uma PABX ou uma rede telefónica PSTN.O funcionamento do serviço de Interligação Telefónica é extremamente simples. Por exemplo, para uma MS iniciar uma chamada para um usuário de uma linha terrestre, basta-lhe mudar para o modo telefónico e marcar o número ao qual pretende ligar. A MS tem a função de armazenar números frequentemente utilizados.

Marcação DTMF
Durante uma chamada telefónica, o usuário pode enviar tons DTMF (0-9, ¬ e #) a partir da MS para redes telefónicas externas, utilizando o teclado da MS. Isto permite que o usuário da MS aceda a funcionalidades tais como correio de voz e sistemas automatizados de atendimento telefónico.

Barramento de Chamadas de Saída
O gestor de rede pode restringir as categorias das chamadas telefónicas de saída que uma Estação Móvel pode efetuar. Por exemplo, as Estações Móveis podem ser restringidas de efetuar chamadas internacionais ou chamadas para determinados indivíduos.

Barramento de Chamadas de Entrada
O gestor de rede pode restringir as categorias de chamadas de entrada que uma Estação Móvel pode receber. Por exemplo, as Estações Móveis podem ser restringidas de receber chamadas interurbanas ou chamadas pessoais.