São Paulo 11.4063-0903 Rio de Janeiro 21.3637-0029 Bahia 71.3277-7001 Pernambuco 81.3518-3270

Sistema SmartNet / Privacy Plus

Desenvolvido especialmente pela Motorola para proporcionar um alto desempenho em sistemas trunking analógicos

Sistema SmartNet / Privacy PlusSistema trunking analógico, o Sistema SmartNet / Privacy Plus  possui características que o fazem ideal para utilização em situações onde a comunicação precisa de total eficiência e segurança. Por se tratar de um sistema com protocolo fechado, de propriedade exclusiva da Motorola, apenas terminais de sua fabricação podem ser utilizados, garantindo a qualidade em todos os componentes integrantes do conjunto.

A partir da utilização deste sistema, sua empresa tem acesso a todos os benefícios de um sistema troncalizado, que dentre muitas vantagens, garante mais dinamismo as comunicações, na medida em que se utiliza de uma lógica de compartilhamento similar a usada na telefonia. Neste tipo de sistema, diferentemente dos sistemas convencionais em que cada grupo de usuários utiliza apenas um canal anteriormente designado, existe uma interligação geral que permite aos usuários terem acesso rápido e direto a qualquer canal livre dentro do próprio sistema. Dentre outras vantagens oferecidas pelo sistema SmartNet / Privacy Plus estão uma excelente área de cobertura a partir de um único site, além de um custo / beneficio que está entre os melhores do mercado. 

Componentes de um sistema SmartNet / Privacy PlusExpandir/Recolher

Controlador
Componentes de um sistema SmartNet / Privacy PlusPrincipal componente do sistema, o controlador é responsável por todo o gerenciamento de entroncamento, validação de talkgroups e Id’s individuais para comunicação. Em sua formação é composto por alguns módulos interligados.

Repetidoras
Responsáveis pela comunicação direta com os terminais, as repetidoras podem ser utilizadas como canal de controle ou canal de tráfego.

Sistemas de antenas
Parte responsável pelo tratamento dos sinais recebidos e irradiados, é composto de amplificadores de potência e de topo, que condicionam os sinais transmitidos e recebidos, respectivamente, multiacopladores e combiners, responsáveis pelo direcionamento dos sinais de transmissão para uma única antena e divisão dos sinais de recepção para todas as repetidoras.

Antenas

Componente responsável pela irradiação e captação dos sinais de RF no ar.

 

Principais Recursos do sistema SmartNet / Privacy PlusExpandir/Recolher

Talkgroups
Grupos de conversação, ou seja, como os setores de uma empresa. Cada talkgroup funciona como um canal independente.

Announcement Group

União de grupos de conversação. Este recurso permite o envio de mensagens a grupos distintos aninhados em um mesmo conjunto. Em uma empresa composta de módulos onde operam grupos distintos, em situações especiais, podem ser enviadas mensagens a todos os grupos pertencentes ao módulo.

Canal de emergência
Permite a programação de um canal no sistema com prioridade sobre todas as comunicações que permite o envio de mensagens a todos os usuários em situações de emergência.

Id’s individuais por rádio
Permite identificação individual para cada equipamento.

Chamada seletiva
Permite a conversação exclusiva com um membro do grupo com outro a partir de sua identificação individual sem que o resto do grupo interfira.

Chamada de alerta
Com este recurso, pode ser emitida uma requisição de resposta de comunicação que irá alarmar no transceptor de um usuário escolhido até que o mesmo responda. Em casos onde o usuário não esteja próximo ao equipamento no momento da requisição, ainda pode ser visualizado o ID do equipamento que o chamou.

Controle de Acesso Individual
Permite controlar os ID’s individuais que podem acessar o sistema, possibilitando que seja excluído do sistema qualquer equipamento que seja extraviado, garantindo sigilo na comunicação.

System Key
A chave do sistema é um arquivo fornecido junto com a aquisição do mesmo, necessário para gerar ou clonar o codeplug de um transceptor  permitindo sua operação no sistema, garantindo que outros proprietários de rádios da linha não utilizem seu sistema.

Interconexão telefônica
Permite a integração do sistema de rádio com a rede pública de telefonia para usuários específicos ou grupo de usuários com total controle de tempo de chamadas, e restrições em caso de pico de tráfego do sistema.

Três tipos de chamadas podem ser realizadas:
 

  • Ligação externa para usuário
  • Ligação externa para grupo de conversação
  • Ligação de usuário para telefone externo


Reagrupamento dinâmico
Com este recurso, usuários específicos podem ser reagrupados em um novo grupo de conversação por um administrador do sistema portando terminal especial de acesso, como por exemplo, gerando um grupo de alguns gerentes para uma discussão privada.

Failsoft Operation
Em caso de falha do controlador, todos os equipamentos passam a operar como rádios convencionais, utilizando a frequência programada como frequência de failsoft.

Retransmissão automática
Em caso de tentativa de enlace em momento que não haja canal disponível, o terminal automaticamente tenta um novo enlace a cada 4 segundos permitindo ao usuário liberar o PTT, ouvindo o tom de confirmação de enlace ao ser encontrado canal disponível. Na maioria dos casos, este recurso quase não será necessário, pois a eficiência do sistema garante canal disponível na maioria das tentativas de transmissão.

Fila de espera
Além da retransmissão automática, ao ser requisitado um canal de tráfego durante a não disponibilidade do mesmo, as identificações de solicitações são armazenadas em uma fila, para que ao ser disponibilizado o canal, o sistema o redirecione, em ordem aos primeiros o requisitaram. Em casos de chamadas prioritárias, como as de emergência a fila será remontada de acordo com a prioridade.

Backup de canal de controle
Para uma maior garantia de funcionalidade, a cada período de 24 horas, é substituída automaticamente pelo sistema a repetidora que irá operar como canal de controle, e durante a operação, é verificado o status da mesma para que em caso de interferências na recepção, perda de potência, ou qualquer outro indício de mal funcionamento, outra repetidora assuma o controle, independente de ter se passado o prazo de 24 horas.  Como o processo é realizado automaticamente não se faz necessária nenhuma intervenção humana para reestabilização do sistema.

Atualização contínua

Permite que usuários que acabem de entrar na zona de atuação do sistema possam ouvir comunicações destinadas a seu grupo de conversação.

Desligamento por interferência
Em caso onde um dos canais de voz ou de controle apresente recepção contínua de sinais que não sejam de origem trunking, automaticamente a repetidora é desabilitada do sistema, para que não ocorram transmissões misturadas com sinais indesejados.

Desligamento por queda de potência
A partir de sensores instalados nos amplificadores de potência dos transmissores, constantemente é avaliada a intensidade de sinal para que, em caso de queda abaixo de um nível pré-determinado, a repetidora seja desabilitada, de modo a não degradar a área de atuação do sistema.

Segurança das comunicações
O controle interno do sistema garante que usuários de um talkgroups não irão ouvir as comunicações de outro, mas em contrapartida, ainda existe a possibilidade a conversação ser monitorada por aparelhos especiais de demodulação analógico. Em comunicações que requeiram impedimento dessa possibilidade, podem ser agregados aos equipamentos, os módulos securenet, os quais trazem o sistema de criptografia digital ao áudio.
 

Terminais de usuárioExpandir/Recolher

Terminais SmartNet / Privacy PlusA Kofre disponibiliza um portfólio completo de terminais móveis e portáteis compatíveis com o sistema trunking analógico SmartNet / Privacy Plus. Com a diversidade de modelos de transceptores disponíveis para este sistema, o usuário pode optar pelo que mais se adeque a sua aplicação como alinha de rádios PRO, incluindo àquelas onde seja necessária segurança intrínseca (IS).

 

Descrição de funcionamento do sistema SmartNet / Privacy PlusExpandir/Recolher

Ao inicializar o sistema, o controlador faz um self-test para verificar possíveis defeitos e identificar os canais disponíveis para tráfego (um controlador SmartNet pode operar 28 canais, sendo 4 canais intercambiáveis entre tráfego e controle). Após a passagem pelo self-test, um dos canais é definido como canal de controle e passa a transmitir informações aos transceptores  sobre a disponibilidade de canais de tráfego, permitindo que os usuários tenham um acesso mais rápido a um canal disponível.

Ao requisitar uma chamada, o usuário transmite a palavra de requisição (ISW), contendo o ID do equipamento e tipo de chamada a ser realizada, para o canal de controle. Havendo disponibilidade de canal, automaticamente é enviada aos equipamentos uma palavra (OSW) a qual contém as informações de ID destino (em caso de chamada privada), tipo de chamada,  TalkGroup e freqüência  do canal de voz a ser utilizado.

Em posse da informação de OSW, todos os transceptores do grupo de conversação passam a validar acesso ao sistema pelo próprio canal de voz, transmitindo o tom de conexão (connect tone) e recebendo dados em baixa velocidade (LSHS – Low Speed Handshake) para garantir o enlace.

Após a conclusão de uma mensagem, é transmitido um tom de desconexão, deixando o canal de voz ainda apto a realizar enlace aos outros membros do grupo de conversação. A continuação da conversa prossegue com a repetição deste processo até que o grupo interrompa a comunicação por um período superior a 0,5s , criando a necessidade de uma nova requisição de canal de voz.

ConclusãoExpandir/Recolher

Ao optar pela implantação de um sistema SmartNet / Privacy Plus, o cliente não está simplesmente adquirindo equipamentos mas sim, uma solução completa de comunicação para ambientes onde falhas na comunicação podem ocasionar prejuízos materiais e humanos imensuráveis.

Implantação e LocaçãoExpandir/Recolher

Na Kofre oferecemos o serviço de locação e implantação de sistemas trunking analógicos SmartNet / Privacy Plus para solucionar as necessidades e precisões encontradas no sistema de telecomunicação da sua empresa. Com mais de vinte anos de experiência no mercado, disponibilizamos todos os equipamentos necessários para a configuração do sistema como rádios (terminais portáteis e móveis) e antenas. Fale com a Kofre e descubra como é fácil aprimorar o sistema de comunicação da sua empresa.